Parcerias

Depoimentos EPCAr

Seção destinada para depoimentos de alunos e ex-alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar - EPCAr

Depoimento de Jonatas Roberto

Meu nome é Jonatas,nasci em Paulista-PE,mas vivi praticamente toda minha vida em Abreu e Lima-PE.
Sempre estudei em escolas públicas,não desmerecendo quem estuda ou estudou em escolas particulares, falo isso para provar que concurso militar não escolhe classe social.
Como todo garotinho eu sonhava em ser alguma coisa na vida... O meu sonho era pertencer a Força Aérea Brasileira,mas nesse tempo em que eu era garotinho isso não passava de um sonho,apenas um sonho...
O tempo foi passando... e a chama desse sonho se apagando junto...
Na minha 5ª série do ensino fundamental uma professora de matemática aplicou uma prova tirei nota máxima e ela colocou na prova "Deste jeito você vai longe!" Essa frase guardo até hoje!
Na 7ª série uns amigos,familiares e professores falaram para mim da existência das Escolas Técnicas(Senai-PE,Cefet-PE/IFPE).
Mas foi na 8ª que eu realmente comecei a estudar com afinco e muita dedicação para entrar nessas escolas.Peguei todos os meus cadernos com minhas anotações(eu copiava tudo que os professores falavam e escreviam no quadro,isso me ajudou muito) e um livro( que minha mãe havia comprado) com toda matéria resumida do ensino fundamental
mas o que realmente fez a diferença mesmo foi as minhas anotações.(O nível da prova dessas escolas não era o mesmo da EPCAr era mais baixo,independentemente passei nas duas,isso mesmo passei nas duas Escolas Técnicas mais conceituadas de Pernambuco,mas só fiquei estudando no Cefet no curso de Eletrotécnica.)
Lá no Cefet hoje IFPE, descobri aos poucos por amigos e até mesmo por cartazes de avisos pela escola da existência dos concursos militares(EPCAr,AFA,EEAr,ITA,ESPCEx,AMAN,IME,Colégio Naval, Escola Naval,EFOMM).No meu primeiro ano eu apenas queria me formar técnico em Eletrotécnica,
Depois ir para UFPE e seguir no curso de Engenharia.Já no segundo foi diferente,descobri a EPCAr e aquela chama do sonho que estava se apagando de repente...   EXPLODE!!!COM TUDO!!! um amigo meu da mesma turma do IFPE passou na EPCAr(Esse resultado saiu mais ou menos em Agosto), isso sem dúvida me animou muito,então sem perder tempo pedi as apostilas dele que eram do melhor cursinho preparatório para EPCAr de Pernambuco,pois eu precisava de um material mais específico
para estudar para EPCAr. Então começa a batalha...
De manhã ia para o IFPE(saia de casa às 05:30h da manhã),chegava em casa de 13:30h (almoçava) à tarde estudava as matérias do IFPE ,à noite  Estudava para EPCAr até 23:00h às vezes até 23:30h Fins de semana,feriados ou qualquer intervalo de tempo eram sacrificados para Estudo para EPCAr.
Isso foi no final de 2008 pois em 2009 eu saia de 2 ou 3 vezes na semana de 05:00h para treinar para o teste físico.Fiz todo esse sacrifício por causa de um sonho,mas hoje eu vejo valeu apena ter feito isso, afinal era meu sonho.
Fiz muitas provas anteriores das apostilas e marcava o tempo,porque no dia do vestibular vai ser assim com limite de tempo(esse é um bom conselho,fazer as provas marcando o tempo para pegar a habilidade de fazer a prova dentro do tempo); pedia para meus amigos baixar e imprimir outras,pedia também livro emprestado para meus amigos.
E eles acreditavam muito em mim,que eu ia pasar na EPCAr,e eu acreditava cada vez mais em mim. E o dia da prova chegando...
Quando se aproximou o dia da prova faltando um mês já me sentia preparado...
Na verdade eu estava ansioso,não podia deixar a ansia me dominar(Nunca deixe a ansia ou nervosismo antes ou na hora da prova você é que tem que dominar eles)
E o dia chega...
Assim que termino as provas vi que fui bem,então esperei o resultado oficial sair. No dia do resultado oficial meus amigos e eu começamos a procurar no IFPE por um computador
livre para entrar na internet e ver,pouco tempo depois a gente acha,entra no site da EPCAr, procura...E lá está meu nome na lista dos aprovados como titulares,isso mesmo passei dentro das vagas!!!
Esse sim foi um dia de muita alegria,todo mundo me cumprimentando e dando os parabéns por ter passado num dos concursos mais difíceis do Brasil.
E se você tem um sonho seja qual for agarre-o,lute por ele,nunca desista dele,se dedique,se esforce e matenha o moral elevado.
O único rival que você tem que vencer é você mesmo,surpreenda a si mesmo.
Macte, animo! Generose puer sic itur ad astra - Jovem, ânimo! Por este caminho se vai aos céus.

Jonatas Roberto - Abreu e Lima - Pernambuco
EPCAr - Turma 2010

Pen Drive Rumo ao ITA

Banner

Redes Sociais

Twitter

Facebook